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Provavelmente você deve estar olhando esse termo e tentando localizar no Google o que ele significa. Se você fizer isso, provavelmente vai achar poucas matérias ou estudos sobre esse tema, algo que tem ganhado corpo esse ano, mas que em 2019 com certeza será uma forte tendência para o mercado de marketing digital.

A Guia-se sai na frente e traz aqui em seu blog esse artigo para que você não apenas conheça mais sobre o tema, mas possa usar em suas campanhas de Redes Sociais, principalmente, em campanha envolvendo o Instagram, uma rede que para muitos é usada apenas para postar as mesmas fotos e vídeos do Facebook, mas que na verdade, é preciso entender que ela é uma poderosa rede e precisa de uma estratégia dedicada.

O termo é tão novo, que você, com certeza, vai ter um pouco de dificuldade até para falar, mas não se preocupe com isso, Omnichannel no começo também era um termo desconhecido, mas que hoje está no dia a dia dos discursos do marketing digital, ou melhor, deveria estar, pois como esse blog já defendeu inúmeras vezes, marketing digital não pode ser resumido a campanhas em Redes Sociais e Google, mesmo que esse artigo, se dedique exclusivamente a uma ação em Rede Social. Entenda que esse conceito, “instagramável” pode ser algo que faça uma junção de diversos pontos de contato em uma única Rede Social, o Instagram, uma das redes que mais crescem em seguidores no Brasil e com alto índice de engajamento.

Pouquíssimos sites do mercado publicitário já escreveram sobre esse tema, é fato, entretanto blogs e revistas de moda já estão falando sobre essa tendência, que hoje, pode ser mais voltada para moda, mas a entendendo mostra ser algo que pode ser usado em qualquer ambiente. Basta ter criatividade.

A moda é quem dita as tendências em muitos casos, isso é um fato, nesse não é diferente. O Instagramável trabalha efetivamente com imagem, fotos, e a moda também. O que vende uma camisa, uma saia, uma calça não é o preço, é a imagem, é o desejo do consumidor, ou consumidora, em comprar aquele produto para uma ocasião especial. O preço, é levado em conta, mas quando se tem um desejo, ele fica em 2º plano.

Realidade para 2020

Ambientes instagramáveis é uma tendência muito forte para os próximos meses e que vai dar ainda mais força para o Instagram das marcas. E o que é o mais legal dessa tendência é que ele ganha força com a melhor forma de marketing que existe: o boca a boca. Não há dúvida que o melhor marketing ainda é esse – e dificilmente será substituído – ainda mais porque o universo digital potencializou esse conceito. É válido lembrar, mesmo que seja batido, que se antes uma pessoa poderia influenciar 10 a 20 pessoas ao seu redor – amigos, parentes, colegas de trabalho – hoje ele pode influenciar 500, 600 pessoas sendo muitas dessas nem o conhecem pessoalmente. Isso não é nada novo, mas no dia a dia das marcas é esquecido.

O mais importante dessa tendência é pensar na experiência do consumidor. O novo marketing, como muitos estudiosos e profissionais sugerem, é o marketing atrelado a experiência das pessoas com as marcas. Vale ressaltar que as Redes Sociais são canais onde a experiência é valorizada através de histórias.

O Instagram ajuda – e vicia – porque ajudam as pessoas a contarem as histórias da sua vida para os outros. Histórias algumas vezes muito mais coloridas e cheias de filtros do que na vida real, mas que recebem muitas visualizações e respostas, o que interessa para as marcas.

Fotos digitais

Não é segredo para ninguém o quanto as fotos ganharam importância na vida das pessoas. Isso não é de hoje. Registrar os momentos de felicidade é algo que desde que a máquina fotográfica foi inventada é feito pelo ser humano. O fato do Instagram ser o sucesso que é, se deve a quantidade de fotos que as pessoas postam nas Redes Sociais e a ainda “tendência” dos celulares apostarem em câmeras como apelo de vendas, só reforça o que o mercado já sabe, sim, as pessoas amam tirar fotos e postar em suas Redes Sociais, entretanto, para os gestores de marcas existe um grande problema, uma coisa é saber dessa velha informação, a outra é saber usar isso a favor da marca que ele está fazendo a gestão.

O que mais se vê por ai são, marca postando no Instagram o mesmo que postam no Facebook, sendo essa a “grande sacada”, não, isso!!! É como se os estrategistas digitais dissessem aos seus clientes que estão no Instagram porque “tem que estar”, quando na verdade cada Rede Social tem um DNA e por isso, precisa de uma estratégia única.

Soa como uma certa “preguiça” o fato de agências, na sua grande maioria, pensarem no Facebook como a grande Rede Social e deixar as outras, como Twitter, Instagram e Linkedin “reféns” das estratégias para a rede do poderoso Mark Zuckerberg. Não é isso!! Marketing digital não pode ser reduzido a campanha de Rede Social, fato, mas também se é necessária uma estratégia de Redes – e sempre é – não se pode reduzir a Facebook, isso é de uma miopia de marketing enorme. As marcas que pensam diferente, saem na frente.

Espaços instagramáveis

No seu conceito, trata-se de ambientes muito bem decorados e muito interessantes que despertam nas pessoas o desejo de fotografar e compartilhar nas suas Redes Sociais, sendo o Instagram, o principal. No conceito, é simples, e tudo que é simples tem uma chance maior de dar certo. Veja a Apple, empresa que vale 1 trilhão de dólares, seus produtos são simples, e por isso, altamente desejados.

Para ter uma ação instagramável, depende muito da cabeça do estrategista. Se esse o profissional de marketing ou marketing digital da empresa, seja esse o fornecedor (agência ou consultoria) é preciso pensar em algo que seja interessante para ser compartilhado, mas que esse compartilhamento possa gerar receita para as marcas.

Alguns desses profissionais do mercado, acima citados, infelizmente mal vão entender esse conceito e continuar em suas campanhas patrocinando post no Facebook que ele, profissional, avalia ser interessante para seu público, público esse, que nem sempre ele sabe o que deseja e muito menos quem realmente é.

Há profissionais que vão olhar e achar legal, mas nada farão, aqueles que vão olhar e pensar “ai mais uma modinha…”, aqueles que vão olhar, achar legal, ser uma moda, mas farão o mais do mesmo, porém tem aquele pequeno grupo que entende que o universo digital é para fazer negócio e não “like” e vão olhar isso com olhos de “como eu vou ganhar dinheiro com isso?”, algo que o grande Romeo Busarello, da Tecnisa, por exemplo, pensaria. O marketing digital precisa gerar desejo para depois gerar renda, isso é o princípio básico do marketing, no conceito Instagramável, gerar o desejo é fundamental.

“A palavra ou termo instagramável não existe no dicionário da língua portuguesa, mas nos últimos meses tem se tornado cada dia mais comum o seu uso. Com o crescimento enorme do Instagram e sua utilização como rede social favorita dos heavy users, o termo instagramável utiliza-se para tudo aquilo que é compartilhável na rede”, cita em seu artigo no Pulse/Linkedin Kelly Martins analista de marketing na Informa Exhibitions.

De fato, a internet tem criado novas palavras, profissões e termos. Não se surpreenda, se em breve, você cruzar com perfis no Linkedin, como “Especialista em Instagramável”, hoje há especialista para tudo, e se esse conceito realmente crescer, como parece que vai, se prepare para isso ou para você mesmo, em breve ter que contratar um especialista para uma ação ou para a sua empresa.

Ser instagramável significa que o objeto, seja ele qual for, não precisa ser tocado, apenas apreciado e que desperte o desejo nas pessoas em fotografar. Pode ser uma comida, que claro, depois será consumida, mas antes precisa postada no Instagram, e consequentemente, no Facebook. De fato, as Redes Sociais mudaram muito o comportamento das pessoas. Até a década de 90, as pessoas iam a restaurantes para comer, hoje, elas ainda vão, mas se não tirar uma foto do prato e postar em sua Rede Social parece que o jantar não está completo.

Pode ser uma obra de arte no Museu, um momento de um show. Pense que tudo que é bonito é para ser mostrado, consequentemente, fotografado! Olhar esse conceito com a cabeça de um estrategista que foca em resultados, entendendo que é preciso, novamente falando, gerar o desejo para gerar a venda, faz total diferença para você saber como trabalhar esse conceito na sua essência.

Ambientes crescendo

Em Miami há um museu, que com certeza a personagem principal da história é algo instagramável por natureza. Esse museu conta a história de um dos alimentos mais gostoso e coloridos do mundo: o Museu do Sorvete.

Esse museu é um dos ícones do movimento instagramável, pois, ele é um ambiente bem colorido e que conta a história de um dos alimentos mais divertidos do mundo, mas nem apenas em Miami há ambientes que não nasceram ou se apropriaram desse conceito, há outros no mundo que estão surfando essa nova onda, gerando o desejo de ser conhecido e consequentemente, gerando negócios e receitas.

No mundo da moda, esse termo é algo bem falado. A Revista Vogue, ícone da moda, criou um roteiro em Milão/Itália de ambientes que podem ser conteúdo para o Instagram de turistas. Claro, que desde que se inventou a máquina fotográfica, tirar fotos em viagens é algo corriqueiro, as máquinas digitais só deixaram isso mais rápido e as Redes Sociais deixaram as viagens mais “invejáveis”, afinal, antes se ia na casa de amigos ver as fotos das viagens, hoje, se vê em tempo real. Isso sem contar as Stories e Lives que as Redes Sociais permitem.

Sociedade transforma tudo em espetáculo

Segundo a Revista Catarina, “estamos vivendo em um mundo onde tudo é registrado, qualquer momento torna-se especial e merece ser compartilhado. Likes têm enchido egos. Um estudo de comportamento feito recentemente pela UseFashion mostrou que a sociedade atual tem a tendência de transformar sua vida em um espetáculo, principalmente nas Redes Sociais. Lugares cotidianos vêm sendo reinventados, já que agora o consumidor está muito mais preocupado com a experiência que terá e, principalmente, poderá compartilhar”. E isso não deixa de ser uma grande verdade, basta olhar os Instagrams das pessoas, um simples almoço em família se torna um banquete!!!

Moda é instagramável

Como já dito aqui, a moda é muito importante para ditar as tendências. Para o universo do varejo, a moda é fundamental para o crescimento do varejo como um todo, pois além dela movimentar bilhões de dólares pelo mundo, ela tem uma cadeia enorme de parceiros, fornecedores e revendedores que faz com que o dinheiro gire e movimente a economia como um todo. A moda, usa matéria prima, energia, transporte, loja, internet, usa uma enorme cadeia que sustenta milhares de pessoas pelo mundo, além disso, uma pessoa pode viver sem comprar uma casa (mora de aluguel), pode viver sem carro (anda de ônibus, Uber, metrô, moto…), pode viver sem o celular da moda (compra um mais barato), pode viver sem ir à praia todo o fim de semana, mas uma pessoa não pode viver sem uma roupa!

Por mais que ela compre uma camiseta de R$ 19,00 na loja popular do shopping popular ao invés de uma camiseta de R$ 49,00 de uma loja mais elitizada de um shopping mais elitizado, mas ela precisa se vestir, está nas necessidades básicas que Maslow definiu tão bem a mais de 200 anos.

Segundo uma material do Portal UOL, a moda está entrando de vez no conceito Instagramável. Em Setembro de 2018, entendendo esse conceito de “lacrar nas Redes Sociais” – que significa que alguém ditou uma regra – os principais eventos de moda do mundo estão de olho na “roupa da lacração” logo já estão visando isso e suas coleções.

“Os desfiles das maiores grifes do mundo começaram com a coleção de Tom Ford, em Nova York, que serão exibidas em Paris, onde o Fashionismo Intagramável” está em alta, seguindo um estudo da WGSN, que publica um dos principais estudos de moda no mundo. O estudo apresenta aos estilistas que agora as roupas devem ser pensadas não apenas em corte ou tecido, mas o quão belas elas são para serem fotografadas e compartilhadas em Redes Sociais, como o Instagram, por exemplo.

A revista Veja São Paulo, publicou em Setembro de 2018, uma material de pessoas que estão comprando roupas de marcas com um único objetivo: postar sua coleção nas Redes Sociais sendo eles mesmos instagramáveis. Se você leu isso e ficou preocupado, saiba que essas pessoas estão ganhando muito mais seguidores do que as marcas e sem nenhum custo, ao passo que as marca, precisam investir dinheiro para conquistar fãs. Esses, de forma orgânica e gratuita, conseguem. Quem trabalha com marketing digital sabe a da importância de se conquistar de forma orgânica nas Redes Sociais, afinal, se uma pessoa segue uma marca de forma espontânea, ela tem mais chances de se engajar com a marca do que outras pessoas.

Seu produto é instagramável?

Nem apenas a moda trabalha com esse conceito, todos os ambientes e produtos podem ser instagramaveis. Basta, reforçando o que já foi falado, a visão do estrategista e muita criatividade para isso. O Brasil não deixa a desejar para nenhum país do mundo quando o assunto é criatividade, o problema, que fora do Brasil a coragem de inovar é muito maior, por isso, saem na frente, principalmente nos EUA.

Seja qual for o tipo de produto ou serviço que você desenvolva, faça uma embalagem que surpreenda, anexe um cartão com uma frase inspiradora, faça uma reunião em um lugar interessante para marcação da localização geográfica, etc. Ou seja, demonstre algum tipo de carinho que faça com que a utilização do produto torne-se uma experiência digna de ser compartilhada com os amigos do seu cliente.

Mas como fazer negócio com isso?

Transforme seu ambiente em um lugar agradável, diferenciado e que desperte o desejo das pessoas em conhecê-lo. Esse ambientes, em que as pessoas vão e tiram fotos para postar estão ganhando força ainda mais, com os mais jovens, que desejam ambientes diferentes, em que eles possam postar nas Redes Sociais e isso é o boca a boca potencializado com as Redes Sociais, algo que muitas marcas tentam, mas poucas conseguem.

Se analisar com calma o ambiente, fatalmente você conseguirá descobrir pontos onde é possível usar como conteúdo para o Instagram, fazendo algo diferente na rede e que verdadeiramente engaje. Depois, é curtir os resultados em repercussão, paixão pela sua marca e claro, vendas!

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