Você já deve ter percebido que as empresas estão cada vez mais presentes nas mídias sociais, e não estamos falando só de Facebook. Nos últimos anos, as marcas têm investido em campanhas inovadoras na internet, a fim de impactar seus clientes nas mais diversas redes e plataformas. É a verdadeira a revolução das mídias sociais. Entretanto, não é tão simples criar campanhas criativas.
A maioria das ações de marketing nas mídias sociais falham sem que os próprios idealizadores entendam o que aconteceu. Isso porque, os profissionais em gestão de mídias sociais não conseguem reunir todos os fatores necessários para que a campanha seja tão inovadora quanto rentável. É preciso sim basear-se no ROI (Retorno sobre Investimento), nas conversões e nos gastos a curto, médio e longo prazo.
Dados divulgados pelo IAB Europe (Interactive Advertising Bureau) revelaram que os gastos com publicidade on-line foram superiores às verbas aplicadas em publicidade na televisão pela primeira vez na Europa. Outro relatório, o e-Marketer, também aponta que pela primeira vez na história, o total de gastos com mídia digital irá ultrapassar os investimentos televisivos nos Estados Unidos. A tendência deve ganhar o mundo, segundo a pesquisa do IPG Mediabrands Magna.
Campanhas que fizeram sucesso nas mídias sociais
Uma boa dica para quem quer aprender a criar campanhas de sucesso é se espelhar em boas ações de marketing e começar um bom planejamento de mídias sociais. Não importa o tamanho da sua empresa, as mídias sociais para pequenas e médias empresas funcionam muito bem, basta ter profissionalismo. Várias marcas conseguiram emplacar ótimas campanhas nas mídias sociais, por isso, selecionamos dez delas para inspirar você:
1- Ovomaltine e a batalha entre Mc Donald’s e Bob’s nas mídias sociais
Os fãs de fast-food, com certeza, vão lembrar da batalha travada entre os gigantes Mc Donald’s e Bob’s. A marca norte-americana anunciou a chegada do McShake Ovomaltine à rede, após o sabor permanecer por anos com o concorrente Bob’s. O primeiro vídeo foi divulgado no Facebook, no dia 11 de setembro, e criou grande expectativa
No dia 14 de setembro, a marca revelou o segredo e deu origem a uma enxurrada de postagens, tanto no concorrente, quanto em outras marcas que aproveitaram o gatilho para viralizar conteúdos e divulgar seus produtos. Confira o poder das mídias sociais :
2-Chá Digitaú
O Itaú contagiou o público com um vídeo que mostrava duas vovós organizando uma chá da tarde através de aplicativos pelo celular. A campanha, publicada no Youtube também fez sucesso na TV. Logo, a campanha ganhou uma continuação transformando as vovós em “vovloggers” com a ajuda de vloggers conhecidos no Youtube, como a Kéfera. Confira:
E para fechar o ano: (como não amar?)
3- Taco Bell e os filtros no Snapchat
O Taco Bell, restaurante de comida mexicana recém-chegado no Brasil, quebrou recordes no Snapchat. No mês em que os mexicanos comemoram a vitória do México sobre a França na Batalha de Puebla, a empresa lançou um filtro patrocinado no aplicativo.
Os usuários puderam fazer vídeos e fotos com o filtro, que transformava cabeça em um taco gigante. A ação resultou em mais de 224 milhões de visualizações em um dia apenas. De acordo com o Adweek, este forma de anúncio custa, em média, US$ 750 mil.
4- MasterChef Brasil no Twitter
Mais uma vez, como já era de se esperar, a estreia da terceira temporada do MasterChef Brasil liderou os comentários no Twitter. A atração foi a mais citada na mídia social, segundo o Ibope Twitter TV Ratings. Só numa noite foram 217 mil tuítes com a hashtag #MasterChefBR.
Para se ter uma ideia de como a campanha no Twitter fez sucesso, na final do programa, um time ficou à frente da curadoria de Tweets em tempo real. Eles buscaram conteúdo autêntico e com grande potencial de engajamento. Os melhores Tweets e memes selecionados foram exibidos ao vivo em telões na sede da Band em São Paulo.
Outros realitys, como The Voice Brasil e X-Factor também vêm fazendo sucesso na mídia social. Em todos os casos, o uso de uma hashtag personalizada é imprescindível. Vale a pena apostar! A #MasterChefBR foi segunda a hashtag mais comentada da rede no ano.
5- Netflix e o brasileiros
Os amantes de séries vão concordar: a Netlfix manda muito bem nas mídias sociais. Isso tem colaborado ainda mais para o sucesso da provedora de streaming. Foram diversas campanhas para promover as novas temporadas das séries preferidas dos brasileiros. Selecionamos algumas:
A Xuxa apareceu em um vídeo promocional da série “Stranger Things“, do Netflix, com um figurino inspirado naqueles que usou durante o “Xou da Xuxa”. A artista aparece lendo cartas de fãs e abre uma escrita pela personagem de Wynona Ryder na série. Ela faz uma série de alusões à momentos de sua carreira, como a polêmica com as bonecas possuídas e o disco ao contrário com mensagens sublimares.
Já para anunciar a quarta temporada de “Orange Is The New Black” a escolhida foi Inês Brasil. O serviço de streaming fez um teaser para a produção no Twitter e, em seguida, colocou dois vídeos Facebook e Youtube:
6- Belinha e o Nubank
A Nubank deu uma aula sobre como interagir com clientes nas rede sociais. A marca estava de olho em uma das páginas que mais fazem sucesso atualmente entre os brasileiros, a Catioro Reflexivo (1,7 milhão de fãs), quando um cliente mandou a sua história: a cachorra Belinha tinha mastigado o seu cartão de crédito.
Atenciosa, a Nubank mandou uma carta escrita à mão, usando a expressão “catiora”, e junto um cartão de crédito novo e um presente para a Belinha. É claro que o gesto não passou despercebido e o cliente enviou a história e fotos à página.
O post da página atingiu 48 mil curtidas e mais de cinco mil compartilhamentos, isso tudo graças ao gerenciamento de mídias sociais. A Nubank, além de responder cada elogio, ainda postou o caso na própria página: “Esperamos que a Belinha tenha adorado o nosso presente e que não precise mais comer roxinhos por aí!”, escreveu.
7- Kaiser e bot conselheiro
O Facebook Messenger lançou uma nova opção de relacionamento com os clientes quando liberou os bots – “robôs” assistentes virtuais que interagem em chats. A Kaiser lançou seu bot interativo na plataforma, na segunda etapa de uma campanha que começou via WhatsApp. Primeiro, a marca convidou os consumidores para conversar com suas bolas de futebol falantes, personagens criados pela cervejaria, através do app de mensagens. A ação foi um sucesso, mas durou 24 horas e foi bloqueada.
Já o bot do Facebook conta com um sistema de inteligência artificial para responder a perguntas e respostas dos usuários sobre cerveja, churrasco e futebol. A ação é revolucionária e vai ao encontro das tendências do mercado.
8 – Pizzaria bem-humorada
Nem só as grandes marcas se destacaram na mídias sociais esse ano. Um pedido de pizza muito inusitado, pelo Facebook, fez sucesso e viralizou. Um rapaz chamado Marllon, que estava com os amigos, resolveu tentar pedir uma pizza por mensagem inbox no Facebook, pois estava sem crédito para realizar ligações e sem sinal no celular.
A boa disposição da Brito’s Pizzaria, que fica em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, não ficou anônima. Ela ganhou a rede social e o carisma de muitos usuários. Confira o bato-papo:
9- Manequim Challenge nas mídias sociais
Embora não seja especificamente uma campanha, algumas marcas apostaram no viral Manequim Challenge, uma ação diferenciada para divulgar seus produtos e serviços. Os vídeos, de pessoas paralisadas em suas atividades comuns, dominou as redes sociais no final do ano passado e ainda estão fazendo sucesso. Com o monitoramento mídias sociais, é possível aproveitar este tipo de ação viral em empresas de pequeno, médio e grande porte. Basta estar atento as novidades nas mídias sociais.
O desafio surgiu nos Estados Unidos e se alastrou por perfis de famosos como Adele, Taylor Swift, Paul McCartney, Ellen DeGeneres, Britney Spears e Michelle Obama. No Brasil, além de celebridades, times de futebol e equipes de jornais, algumas marcas aproveitaram para criar algo inovador nas mídias sociais sem precisar investir muito. Veja algumas das ações:
10 – Pokémon Go na mídias sociais
Não dá para falar de campanha de marketing digital sem falar de Pokémon Go. O jogo para celular chegou ao Brasil e conquistou mais de 50 milhões de usuários em 24 horas. Um dos fatores que contribuíram para a febre é o fato de se tratar de um jogo de realidade aumentada. Ela envolve a interação dos usuários com o aplicativo, com lugares e estabelecimentos. Por isso, as empresas aproveitaram para criar campanhas com a temática do Pokémon Go, principalmente em mídias sociais.
A marca de moda feminina on-line AMARO investe em estratégias omni-channel e criou pontos de venda físico para ampliar a experiência de compra do e-commerce. Visando potencializar esses pontos, usou o jogo Pokémon GO como novo ponto de contato para atrair e engajar clientes e admiradores da marca.
A marca ofereceu o “Lure”, um artifício do jogo colocado em locais específicos para deixar o ambiente mais atrativo para os Pokémons. A ideia foi propor que os consumidores fossem até o shopping e postassem fotos com os “monstrinhos” no local em troca de desconto nas compras.
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