Escolha uma Página

Se você pensa em investir em marketing digital, deve se perguntar: qual é o retorno que essa ação traz? Esse é o famoso ROI, que todo negócio precisa analisar para sobreviver no mercado.

Não há uma regra para responder a esse questionamento. No entanto, é possível calcular uma previsão por tempo de investimento, para que você tenha uma ideia de quanto aproximadamente você conseguirá lucrar com esse tipo de ação.

Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura deste artigo e avaliar as possibilidades por período!

Qual é o retorno imediato e a curto prazo com ações de marketing digital?

Uma das ações de marketing digital que gera retorno imediato e a curto prazo é a criação de um site. Quando um cliente se depara com uma página completa, com informações objetivas e facilidade de contato com a empresa, a tendência é que feche negócio mais rapidamente.

Essa é uma forma de reforçar o posicionamento com pessoas que já conhecem a marca. Mas, para fazer com que outros potenciais clientes cheguem até ela, é fundamental apostar em outras ações que aumentem o ROI.

Como, por exemplo, o desenvolvimento de suas páginas em redes sociais. O Facebook e o Instagram são ótimas plataformas para que você comece a criar uma identidade e a interagir com seu público.

 

Quais são as ações mais eficientes de curto a médio prazo?

O tempo de investimento precisa ser um pouco maior para que você tenha resultados mais eficazes. A curto e médio prazo, você pode aproveitar seu site para criar uma boa campanha no Google Adwords.

E o que isso significa? Que você impulsionará seu site para que ele apareça em primeiro lugar no Google. Essa é uma ferramenta de busca amplamente acessada e, com o uso das palavras-chave certas, é possível converter usuários em clientes permanentes para seu negócio.

O investimento varia de acordo com o seu orçamento disponível. Você pode interromper a campanha a qualquer momento ou injetar uma quantia maior para otimizá-la.

E de médio a longo prazo, o que fazer?

Obter um bom retorno em marketing digital para ações de médio a longo prazo requer um investimento maior. Isso porque você deve aplicar técnicas mais rebuscadas para melhorar seu site, seu blog e suas páginas nas redes sociais.

Um exemplo disso é a produção de conteúdo. Por meio de posts, vídeos e anúncios, você consegue se tornar autoridade em seu setor. Afinal, estará constantemente oferecendo informações e soluções relevantes para seus clientes e clientes em potencial.

Outro exemplo é o uso de e-mail marketing. Uma estratégia pouco invasiva, mas que atinge aqueles consumidores que já tiveram ou querem ter mais contato com a sua empresa. Você pode enviar promoções e novidades exclusivas para reforçar seu posicionamento perante essa parte do público.

Como é possível perceber, o tempo necessário para alcançar sucesso nas redes sociais varia. Tudo depende das estratégias de marketing digital que você deseja colocar em prática e de seus objetivos de divulgação.

Portanto, invista sempre em planejamento e conte com especialistas para acompanhar suas métricas e resultados. Assim, você saberá exatamente o que está dando certo e o que precisa corrigir. Para mais dicas que ajudem você nessa missão, siga a gente no Facebook e no Instagram!